ATPS Relatório 1 - Automação Industrial (Anhanguera)
Autor
Eduardo Henrique Soares 1299828726
RELATÓRIO 01
ResuMO
Este trabalho mostrará, resumidamente, uma análise sobre “Concepção de Sistemas Mecatrônicos” onde irá abranger os sistemas mecânicos ativos e passivos e sistemas mecatrônicos, descrevendo um pouco de cada item.
1. SISTEMAS MECÂNICOS PASSIVOS
Para um sistema mecânico ser passivo ele deve atender a duas necessidades básicas:
A forma geométrica do sistema e de cada um de seus componentes relaciona-se a formas macroscópicas, como comprimento, altura, largura, etc... até as microscópicas, como acabamento superficial por exemplo.
O material empregado em cada componente deve se relacionar não só aos elementos químicos que compõem o material, mas também aos aspectos estruturais que envolvem o tipo de tratamento térmico/químico aplicado.
Através do conhecimento de ciências básicas de engenharia mecânica, como cinemática, resistência de materiais e ciência de materiais, o projetista define a forma e a maneira de fabricação do sistema mecânico, de modo que ele execute as funções exigidas.
O projeto desses sistemas é realizado por meio da aplicação das ciências básicas de engenharia mecânica, ou seja, para realizar o projeto é preciso considerar previsões sobre o desempenho e o comportamento dos vários componentes que constituem o sistema e considerar o sistema como um todo, mediante o uso de ferramentas matemáticas e de resultados experimentais previamente coletados.
2. SISTEMAS MECÂNICOS ativos
A grande diferença destes sistemas para os sistemas passivos é a inclusão do conceito de controle automático na etapa de concepção do sistema mecânico.
Diferente do que ocorre nos sistemas mecânicos passivos, na entrada dos sistemas mecânicos ativos as funções desejadas não são indicadas de forma explicita, por serem variáveis. Conforme as alterações ns funções, o elemento de ajuste procede alterando os parâmetros internos do sistema sem a intervenção humana, de modo que se