Atps recursos humanos ii
Etapa 01 Bruna Gracielle Fernandes da Silva
Passo 02
A recompensa é uma retribuição, prêmios ou reconhecimentos pelos serviços prestados de alguém. Segundo Chiavenatto (2006) a compensação, é a área que lida com a recompensa do individuo recebe como retorno pela execução das tarefas organizacionais. Cada empregado transaciona com seu trabalho para obter recompensas financeiras e não- financeiras. Essas recompensas podem ser diretas ou indiretas.
O desenvolvimento de pessoas representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando as mudanças de comportamento e atitudes bem como a aquisição de novas habilidades e conhecimentos.
Tem como meta maximizar o desempenho profissional e motivacional d do ser humano melhorando os resultados e conseqüentemente gerando um bom clima organizacional.
Poucas empresas têm exatamente as pessoas que desejam fazendo exatamente aquilo que é necessário. Pode se tomar alguma providencia a esse respeito ou simplesmente ignorar o assunto. Caso o assunto seja ignorado, certamente aumentará a distancia entre o que precisa que as pessoas façam e o que elas realmente gostariam de fazer.
Passo 03
DESENHO DO SISTEMA DE REMUNERAÇÃO
Chiavenato (1999) afirma que a construção do plano de remuneração requer cuidados, pois provoca um forte impacto nas pessoas e no desempenho da organização pelos seus defeitos e conseqüências. O desenho do sistema de remuneração oferece dois desafios principais: de um lado, deve capacitar a organização para alcançar os seus objetivos estratégicos e, de outro lado, deve ser moldado e ajustado às características únicas da organização e do ambiente externo que a envolve. Existem nove critérios a definir na construção de um plano de remuneração:
1. Equilíbrio interno versus equilíbrio externo: a equidade interna obedece ao princípio da justiça distributiva, que fixa os salários de acordo com as contribuições ou