ATPS Química
RESUMO 5
OBJETIVO 5
INTROUÇÃO TEÓRICA 5
PARTE EXPERIMENTAL 6
Materiais 6
Equipamentos 6
Reagentes utilizados 6
RESULTADOS E DISCUÇÕES 7
QUESTIONÁRIO 9
CONCLUSÃO 10
BIBLIOGRAFIA 10
RESUMO
O experimento um nos ensina como realizar a separação entre os seguintes elementos: ferro, areia e sódio, usando instrumentos simples.
OBJETIVO
Esse experimento tem como objetivo ensinar a realizar a separação dos elementos propostos de maneira simples e prática.
INTROUÇÃO TEÓRICA
Primeiramente o importante é definirmos mistura: Mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas.
Para que possamos realizar uma separação entre misturas precisamos definir se a mistura é homogenia ou heterogenia.
Mistura Homogênea: apresenta-se uniforme e com características iguais em todos os seus pontos. São formados por uma fase.
Mistura Heterogênea: podemos ver a olho nu ou ao microscópio, os diferentes materiais que formam o sistema, não apresentam as mesmas propriedades em toda a sua extensão. São formados por mais de uma fase.
Na primeira fase, a mistura apresentada de metal, areia e sal tratam-se, de uma mistura Heterogênea, pois podemos observar a olho nu os diferentes materiais.
No laboratório podemos trabalhar com várias técnicas de separação de mistura, e conseguimos identificar todos os componentes da mistura. PARTE EXPERIMENTAL
Materiais
Limalha de ferro;
Areia;
Sódio.
Equipamentos
Tela que distribui o calor uniforme
Bico de Bunsen
Béquer;
Vasilha;
Funil;
Filtro.
Reagentes utilizados
Imã;
Água;
Fogo
RESULTADOS E DISCUÇÕES
1) Fotos dos materiais e equipamentos utilizados: 2) Primeiramente com a ajuda de um Imã, realizamos a separação do ferro dos demais elementos (areia e sal de uma mistura Heterogênea). 3) Em seguida, com a ajuda da água colocamos o que restou da separação (areia e sal) em um Béquer e