Atps quimica
TRABALHO EM GRUPO (MÁXIMO 5 PESSOAS)
ENTREGA – SEXTA-FEIRA DIA 28/09/12
Sites sugeridos para pesquisa
Relatório de sustentabilidade da indústria do alumínio. 2009. Disponível em: Acesso em: 10 set. 2011.
Passo 2 (Aluno)
Assistir o vídeo sobre:
Reciclagem do alumínio. 2010. Disponível em: https://docs.google.com/a/aedu.com/leaf?id=0B2SJn0a5XTlkZmY4MWI1NjYtMTQ1 My00ZTgwLTllZDAtMGNkZTE4YjI0M2E2&hl=pt_BR> Acesso em: 21 set. 2011.
Passo 3 (Equipe)
Observar no gráfico abaixo que o maior consumo de alumínio está no setor dos transportes.
Considerar as seguintes informações abaixo:
1ª - “A bauxita é uma mistura mineral (óxido e hidróxidos de alumínio) indispensável para a produção do alumínio. Mesmo sendo o terceiro elemento mais presente na natureza e representando 8% da crosta terrestre, a produção do alumínio ou alumina só é economicamente viável em se podendo contar com depósitos de grandes volumes e de boa concentração de minério. São necessárias quatro toneladas de bauxita para a produção de duas toneladas de alumina, que geram uma tonelada de alumínio.” (Alcoa Alumínio SA)
2ª - Segundo a empresa Alumínio Brasileiro SA (ALBRAS), a obtenção industrial do alumínio metálico se faz pela redução eletrolítica da alumina (Al2O3). O processo se desenvolve através da passagem de corrente elétrica contínua em fornos especiais, chamados cubas eletrolíticas revestidas de carbono a uma temperatura de 960ºC.
O processo pode ser representado pela seguinte equação:
2 Al2O3 + C 4 Al +3 CO2
3ª - O “Relatório de sustentabilidade da indústria do alumínio” produzido pela Associação Brasileira do Alumínio apresenta que o Brasil usa média de 40 Kg de alumínio por veículo, contra os Estados Unidos que usam 128 Kg e a Europa 100 Kg desse metal.
4ª - Conforme dados da Associação Brasileira de Alumínio, em 2010, a indústria nacional