ATPS QUIMICA
Passo 3:
Identificar quais são as principais características físico-químicas do alumínio.
O alumínio é o elemento químico de símbolo Al de número atômico 13, com massa atômica 27. Na temperatura ambiente é um sólido. O alumínio é um metal leve, sua leveza é uma das principais características com peso específico de cerca de 2,70 g/cm3, é macio e resistente é também o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre.
Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. O alumínio não é tóxico, magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito. Seu ponto de fusão é de 660°C e de ebulição é 2.450ºC.
Pesquisar e justificar quais são as propriedades extensivas e intensivas do alumínio.
A Propriedade intensiva depende da natureza do material e não da quantidade de material existente na amostra. Como já vimos o alumínio, possui peso de 2,7g/cm³, e seu ponto de fusão é 660°C e de ebulição a 2450°C.
A Propriedade extensiva depende da quantidade massa, volume e quantidade de matéria (mol) , energia interna, entalpia, entropia, capacidade calorífica, energia de gibbs, quando for informado a quantidade existente na amostra.
Passo 4:
Escrever um texto justificativo, sobre como o alumínio é encontrado na natureza, relacionando suas principais características com a produção de objetos para o dia a dia. Incluir nesse texto as respostas do passo 3 desta tarefa.
O alumínio foi descoberto pelo físico Dinamarques Hans Chistian Oersted, em Copenhaga em 1825, e na Alemanha pelo químico Friedrich Woehler. Mas tarde em 1917 o alumínio começou a ser conhecido no Brasil com o surgimento da Companhia Paulista de Artefatos de Alumínio (CPAA), que registrou a marca Rochedo e iniciou a fabricação de placas fundidas para automóveis brasileiros, o alumínio começou a ser encontrado na Amazônia e também na região sudeste, mais precisamente na região de Poços de Caldas (MG) e