atps quimica passo dois etapa 2
Existem vários aspectos a serem analisados, no entanto três desses aspectos se mostram mais relevantes: a decomposição na natureza, a sua reciclagem e seus prejuízos à saúde.
Em relação a decomposição, o aço tem vantagem, se decompõe em pouco mais de cem anos em quanto o alumínio pode chega até a quinhentos anos. Por outro lado, o alumínio é muito mais reciclado, por ser mais valioso, tem influência direta dos catadores e com isso no Brasil mais de 95% das latas de alumínio são reciclados. Já em relação a saúde, o alumínio pode ser muito prejudicial, inclusive já existem lugares no mundo que é proibido o uso de panelas e outros utensílios de alumínio em restaurantes, o alumínio fica depositado podendo causar até o mal de Alzheimer.
Etapa 2 Passo 3
Que produtos podem ser obtidos à partir da bauxita?
Cloreto de alumínio, cloreto de alumínio hidratado, trissulfato de alumínio hidratado, trioxido de alumínio, bissulfato de alumínio e potássio,
Sais:
Cloreto de alumínio
Trissulfato de alumínio hidratado
Bissulfato de alumínio e potássio
Bases:
Hidróxido de Alumínio
Hidróxido de Alumínio + Cloro
Hidróxido de Alumínio + Sódio
Óxidos:
Trióxido de Alumínio
Cloreto de alumínio: A principal utilização de cloreto de alumínio é na fabricação de compostos por reação de Friedel e artesanato, que é um catalisador, tais como a fabricação de antraquinona (corante para a indústria), a partir de benzeno e fosgênio.
Trissulfato de alumínio hidratado: É frequentemente utilizado como um agente de flocos na purificação da água potável[1][2] e nos resíduos de tratamento de água, na manufatura de papéis.
Trioxido de alumínio: é utilizado pela sua dureza e resistência. É amplamente utilizado como abrasivo fino ou grosso, incluído como um substituto muito menos dispendioso para o diamante industrial. Muitos tipos de lixa usam cristais de óxido de alumínio. Além disso, sua baixa retenção de calor e calor específico baixo o torna