Atps quimica organica
O ramo da química que estuda os compostos de carbono, determina-se Química Orgânica. Essa expressão foi usada pela primeira vez pelo sueco Torben Bergman em 1777.
• Compostos orgânicos: substâncias oriundas dos organismos vivos; • Compostos inorgânicos: substâncias oriundas do reino mineral.
Em 1807, Berzélius lançou a idéia de que somente os seres vivos eram capazes de produzir compostos orgânicos, que as substâncias orgânicas jamais poderiam ser sintetizadas, isto é, ser preparadas artificialmente num laboratório ou numa indústria. Entretanto, em 1828, Wöhler efetuou a reação mostrada abaixo, onde, a partir de um composto mineral (cianato de amônio), chegava-se a um composto orgânico, a uréia, que existe na urina dos animais; começava-se assim a queda da Teoria da Força Vital.
[pic]
CARBONO
De símbolo C na tabela periódica, é um elemento químico não-metálico do grupo 4ª. Seu número atômico é 6, massa atômica: 12,0107; número de prótons/elétrons: 6; número de nêutrons: 6. O carbono tem seu nome derivado do latim carbo, que significa "carvão".Este elemento está presente em todas as substâncias oriundas de organismos vivos (Lavoisier (1743-1794) ). É encontrado em estado livre na natureza, principalmente sob três formas alotrópicas: o diamante, o grafite e o fulereno.
Caráter Anfótero O carbono pode ligar-se a átomos eletropositivos e eletronegativos, isso faz com seu nox varie de -4 até +4. O carbono é tetravalente. Tendo 4 elétrons na camada devalência, o carbono tem tendência de formar 4 ligações covalentes.
CLASSIFICAÇÃO DO CARBONO Os átomos de carbono ligam-se entre si,formando cadeias. [pic] Os átomos componentes de uma cadeia carbônica são classificados de acordo com o número de carbonos que estão associados entre si.
• carbono primário: está ligado a apenas um carbono. •