Atps química organica
A Humanidade está intimamente relacionada com materiais e novas técnicas, em Relação aos metais podemos afirmar que eles desempenham um papel fundamental na evolução histórica, pois os metais constituem cerca de 80% dos elementos químicos conhecidos. Eles não se encontram livres na natureza, mas a maioria é obtida a partir de minerais, isto é combinado com outros elementos.
Portanto neste trabalho nosso objetivo é apresentar os conhecimentos sobre metais, suas características, sua ligação, derivados, processo de extração, produção do ferro e cobre, e as principais utilizações como fonte de matéria prima, também sobre a corrosão do ferro e do aço e maneiras de evitá-la.
ETAPA 3 - O modelo de ligações metálicas
1.1.Características dos metais.
São bons condutores elétricos usados para fabricar fios elétricos; bons condutores térmicos usados na fabricação utensílios de cozinha, ferros elétricos, etc., apresentam brilho e cor típicos uma superfície metálica bem polida tem aspecto tipicamente brilhante, normalmente, possui cor branca prateada, pois refletem bem todas as freqüências de luz; podem ser entortados alguns são mais duros outros mais moles, porem uma propriedade típica dos metais é sua flexibilidade; resistência ao calor com exceção do mercúrio, todos os outros metais se encontram no estado sólido a temperatura ambiente, e geralmente possuem altas temperaturas de fusão e ebulição.
1.2.Ligação metálica.
Consideramos um cristal de lítio metálico: é sabido que na sua rede cristalina cada átomo de lítio encontra-se rodeados por oito visinhos próximos.
No entanto o elemento lítio possui apenas um elétron de Valência, sendo assim não pode fazer oito compartilhamentos com os oitos visinhos (a ligação covalente esta descartada). Ma o Lítio cuja camada de Valencia é a segunda, possui espaço para oito elétrons e, por isso, seu elétron e o dos visinhos podem acomodar-se nesta região. Assim cada átomo de lídio tem abundancia de espaço