Responsabilidade sócio ambiental
O texto apresentado em sala fala sobre algumas ideias sobre os motivos da fome no mundo e alguns problemas que estão diretamente relacionados a ela.
As ideias principais apresentadas no texto são a fome, o aquecimento global, a obesidade e os impactos ambientais da agropecuária.
A fome é demonstrada no texto em várias partes como, por exemplo, a parte que fala que até a segunda metade do século XX “ a fome era e é provocada muito mais pela impossibilidade de acesso a alimentos existentes do que pela escassez absoluta na oferta. E na raiz dessa impossibilidade estão não apenas falta de dinheiro pra comprar comida, mas (...) falta de democracia para que as políticas públicas permitam que cheguem o alimentos aos que não podem produzi-los ou adquiri-los no mercado.” Em contramão a fome que se é encontrada em alguns cantos do mundo em outros acontece justamente o contrário, como é dito no texto a obesidade já é um problema que atinge a vários países do globo e isso acontece devido a alimentação incorreta que muitas pessoas vem levando, com consumo calórico muito acima do recomendado para uma vida saudável, a obesidade também se consiste em um problema pois as pessoas perdem anos de suas vidas por não terem o mínimo de qualidade de vida. “O aquecimento global é “a expressão mais emblemática desse limite (da natureza)”, pois “ a intensificação do calor tem o efeito de aumentar tanto a evaporação quanto a transpiração das plantas. Ao mesmo tempo, ela tende a concentrar a devolução dessa água em chuvas violentas que nem sempre ocorrem ali onde está a produção agrícola.” A agropecuária também é mostrada como um fator importante ao aquecimento global, pois como é dito no texto, os locais onde são feitos os pastos para as criações são áreas que foram desmatadas e consequentemente a biodiversidade que antes existia no local foi afetada.
Comentário
De acordo com o que foi falado no texto as ações do