Fotossintese & Quimiossintese
#Abril.2009
Índice
Págs.
3
4
5
6
7
7
7
8
8
8
9
9
Introdução
Fotossíntese
Fase dependente da luz
Fase não dependente directamente da luz
Como é realizada a fotossíntese
A descoberta da fotossíntese
A relação da cor verde das plantas com a luz
Factores que afectam a fotossíntese
Quimiossíntese
Processo
Bibliografia
Conclusão
2
Introdução
Alguns seres vivos desenvolveram a capacidade de produzir compostos orgânicos a partir de substâncias minerais, utilizando uma fonte de energia externa. Estes seres são designados seres autotróficos. Para que o processo de autotrofia ocorra, estes seres utilizam energia luminosa – seres fotoautotróficos
- ou a energia resultante de reacções de oxidação-redução de determinados compostos químicos – seres quimioautotróficos.
Para a manutenção da vida, um constante fornecimento de energia é requerida. Uma diferença fundamental entre plantas e animais é a forma como é obtida a energia para a manutenção da vida.
Os animais obtêm, nos alimentos, os compostos orgânicos, enquanto que a energia química é obtida através da respiração. Plantas verdes absorvem energia em forma de luz a partir do sol, convertendoa em energia química no processo chamado Fotossíntese.
Assim dizemos que as plantas, de maneira geral, são autotróficas enquanto que os animais são heterotróficos. A Quimiossíntese é a produção de matéria orgânica, realizada por bactérias, que através do seu gás carbónico produz o seu alimento.
A energia necessária para a produção é originada de reacções químicas inorgânicas libertadoras de energia, que são encaminhadas para a produção de compostos orgânicos, que será o alimento.
3
Fotossíntese
A fotossíntese é um processo autotrófico que é realizado pelas
Cianobactérias, pelas Algas e pelas Plantas. Estes seres fotoautotroficos utilizam a energia luminosa para produzir compostos orgânicos a partir de dióxido de carbono e água.
Pode, por isso, dizer-se que estes