Quimiossíntese e fotossíntese
Os seres autotróficos sintetizam matéria orgânica, recorrendo para isso a diferentes fontes de energia. A maioria produz matéria orgânica a partir de matéria mineral, por um processo que utiliza como fonte de energia o Sol – fotossíntese.
Os organismos que realizam este processo designam-se por seres autotróficos fotossintéticos ou fotoautotróficos, de que são exemplo as algas, as plantas e as cianobactérias. Contudo, existem alguns seres alguns seres autotróficos que, em vez da energia luminosa, utilizam a energia química proveniente da oxidação de compostos inorgânicos para a síntese de matéria orgânica a partir de matéria inorgânica.
Estes seres designam-se por seres autotróficos quimiossintéticos ou quimioautotróficos e o processo que realizam é denominado quimiossíntese. Todos os seres quimioautotróficos são bactérias, como, por exemplo, as bactérias nitrificantes e amonizantes, que vivem no solo e integram o ciclo de reciclagem do azoto na biosfera, e as bactérias sulfurosas e ferrosas, que vivem nos fundos oceânicos, junto de fontes termais. Ao contrário dos seres autotróficos, os animais não possuem capacidade de sintetizar matéria orgânica a partir da matéria inorgânica, dependendo a sua sobrevivência, directa ou indirectamente, de outros seres vivos, uma vez que é da matéria orgânica que eles retiram a matéria e a energia necessária à sua sobrevivência.
Quimiossíntese
No solo podemos encontrar algumas espécies de bactérias e arqueobactérias autotróficas, ou seja, bactérias que produzem o seu próprio alimento através daquimiossíntese. Mas o que é quimiossíntese?
A quimiossíntese é um processo no qual ocorre produção de matéria orgânica a partir de gás carbônico, água e outras substâncias inorgânicas (como amônia, ferro, nitrito e enxofre), sem a utilização de energia luminosa. Por não necessitar de energia luminosa, esse tipo de bactéria pode realizar a quimiossíntese em ambientes desprovidos de luz