Atps quim, primeira etapa
ETAPA 1
INTRODUÇÃO AO ALUMÍNIO
O alumínio é um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 (treze prótons e treze elétrons) com massa atómica 27 u e na temperatura ambiente é sólido. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações. O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial. Mesmo utilizado milênios antes de Cristo, o alumínio começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos. Sua produção atual supera a soma de todos os outros metais não ferrosos. Esses dados já mostram a importância do alumínio para a nossa sociedade. Antes de ser descoberto como metal isolado, o alumínio acompanhou a evolução das civilizações. O Brasil tem a terceira maior reserva do minério no mundo, localizada na região amazônica, perdendo apenas para Austrália e Guiné.
OBTENÇÃO DO ALUMÍNIO
Obtêm-se o alumínio a partir da bauxita, um minério encontrado nos principais grupos de climas: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical, e é feito em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução.
O processo químico denominado Bayer é o mais utilizado na indústria do alumínio. Neste processo, a bauxita é dissolvida em soda cáustica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material sólido, concentrando-se o filtrado para a cristalização da alumina. Os cristais são secados e calcinados para eliminar a água, sendo o pó branco de alumina pura enviado à Redução para obtenção de alumínio, através de eletrólise, processo conhecido como Hall-Héroult.
A abordagem por processo é uma forma de contextualizar as ações da indústria do alumínio com foco na gestão ambiental, caracterizada pelo manejo eficiente dos recursos naturais e pela responsabilidade frente às gerações futuras.
Nessa linha, a gestão ambiental do processo de mineração de bauxita é a primeira etapa da cadeia e do compromisso da