ATPS Psicologia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Três aspectos relevantes da Teoria de Freud, Piaget, Wallon e Vigotski
Para se pensar a aplicação da Psicologia na Educação
ELDA LUZIA DE CARVALHO RA: 6980458580
ELISABETE M. DE A. DANTAS RA: 6950463462
JUCILÉA LISBOA GONÇALVES RA: 7988734296
LUCIANA CRISTINA BARRIQUELO RA: 6949463081
PATRICIA CRISTINA DE CAMPOS RA: 6998504625
THABATA C. SILVÉRIO FREIRES RA: 6944336288
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina Psicologia da Educação, sob orientação do professor-tutor a distância Helenrose A. da S. Pedroso Coelho.
SUMARÉ
2013
Sigmund Freud
Nos primeiros trabalhos, Freud sugeria a divisão da vida mental em duas partes: consciente e inconsciente. A porção consciente, assim como a parte visível do iceberg, seria pequena e insignificante, preservando apenas uma visão superficial de toda a personalidade. A imensa e poderosa porção inconsciente - assim como a parte submersa do iceberg - conteria os instintos, ou seja, as forças propulsoras de todo comportamento humano. Nos trabalhos posteriores, Freud reavaliou essa distinção simples entre o consciente e o inconsciente e propôs os conceitos de Id, Ego e Superego.
ID :contém a nossa energia psíquica básica, ou a libido, e se expressa por meio da redução de tensão. Assim, agimos na tentativa de reduzir essa tensão a um nível mais tolerável. Para satisfazer às necessidades e manter um nível confortável de tensão, é necessário interagir com o mundo real. Por exemplo: as pessoas famintas devem ir a busca de comida, caso queiram descarregar a tensão induzida pela fome. Portanto, é necessário estabelecer alguma espécie de ligação adequada entre as demandas do id e a realidade.
EGO : serve como mediador, um facilitador da interação entre o id e as circunstâncias do mundo externo. O ego representa a razão