ATPS Psicologia da Educa o 1
Observei durante o período da tarde, das 13:00hs ás18:45hs, uma aula comum e uma aula de um "especialista", como é por eles denominado o docente de uma disciplina específica, nesse caso de artes. A sala era do Jardim I - C, com 25 crianças com média de idade de quatro anos. Inicialmente a professora direcionou os alunos para a sala, acomodando-os em suas mesas e recolhendo os cadernos de recados, atividade feita com a participação dos próprios alunos em que notei o grande interesse de todos em ajudar. Destaco que o ambiente da escola é organizado e adequado à Educação Infantil, além de contar com professores experientes e envolvidos com os alunos.
O professora M.R tem 42 anos, 20 deles envolvidos na educação infantil, Ele veio buscar os alunos na sala e os levou para um espaço aberto onde foi trabalhado o dia do índio as crianças apreciaram os objetos indígenas arco e flecha chocalho, mandalas, colares, etc... o que deixou os pequenos alvoroçados. Foram apresentados os materiais e contada a historia dos índios. a professora comentava sobre os grupos de instrumentos utilizados os alunos ficaram encantados com tudo que foi apresentado. Percebi que os pequenos tinham bastante afinidade com o professor o que faz com que se interessem pelo tema. percebi que todos interagiram e se socializam com naturalidade. Ao final ela as leva de volta á sala da professora.
A professora A.J. têm curso superior em Pedagogia, 37 anos, sendo 10 anos dedicados ao Magistério. Procurei observar na aula o que se refere a prática pedagógica da docente e o desenvolvimento da aula, interação professor-aluno e aluno-aluno, comportamento, recursos e materiais utilizados em sala entre outras coisas. Era uma sexta-feira, para, a professora