ATPS Psicologia da Aprendizagem
I. Introdução 03
II. Contribuições da Psicologia na Educação 04
III. Quadro: Teorias da Aprendizagem 07
IV. Como estimular a mente 10
V. Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil 12
VI. Conclusão 16
VI. Referencias Bibliográficas
I – Introdução
O trabalho a seguir tem como objetivo discutir sobre Didática e os desafios da prática docente, tornando este relatório um exercício prático para o estudo das questões inerentes às dimensões do processo didático, buscando a construção de conhecimentos didático-pedagógicos, estabelecendo assim um diálogo entre formação e docência, favorecendo reflexões teóricas - praticas sobre a docência.
II – CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano,o que o sustenta, o que o finaliza,e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.
A psicologia encontra-se, como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prático social, lhes coloca no cotidiano. Dessa forma, poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade,para, a partir dela, construir e transformar os seus saberes fazeres docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor.
Ao transmitir o conhecimento para os alunos o professor desempenhará também a função de formador da personalidade de seus alunos no processo ensino-aprendizagem,pois o aluno por sua vez é um sujeito ativo de seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social; e o professor tem o papel de mediador