ATPS PRONTA 2 CONCLUIDA
IEDA CANDIDA BARRACA AMORIM DE SÁ RA: 7984424470
ROSEMEIRE RAMOS RA:434707
ATPS LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
PEDAGOGIA 4º SEMESTRE
POLO PADRÃO
Campo Grande-MS, 05 de novembro de 2014
ALLANA CABRAL SOARES DE OLIVEIRA RA:413035
IEDA CANDIDA BARRACA AMORIM DE SÁ RA: 7984424470
ROSEMEIRE RAMOS RA:434707
ATPS LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
PEDAGOGIA 4º SEMESTRE
POLO PADRÃO
Trabalho elaborado a fim de obtenção de nota complementar para a Disciplina de Letramento e Alfabetização ministrada pela Prof. Letícia C. S. P. Oliveira.
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
A alfabetização pode ser definida como sendo o processo ao qual o indivíduo passa para aprender a ler e escrever, com o intuito de se comunicar com os outros indivíduos em geral, de uma maneira mais formal. É possível que uma criança inicie sua vida escolar já sendo alfabetizada, uma vez que não é apenas por intermédio do professor que esta criança aprende a ler ou escrever; muitas vezes, ela aprende observando os adultos ou crianças mais velhas que a rodeiam.
Compreende-se por alfabetizar, segundo Magda Soares, o processo de representação de fonemas e grafemas, processo de expressão e compreensão de significados e que este processo de alfabetização dependia de características culturais, econômicas e tecnológicas. Partindo desta afirmação, podemos compreender que só seria considerado alfabetizado, a criança que pudesse reconhecer e reproduzir o alfabeto, ler sílabas e formar palavras, compreender o que escrevia e interpretar o seu significado.
Sendo assim penso que, estar alfabetizado é muito mais do que saber ler ou escrever, é um exercício diário e rotineiro com o intuito de acrescentar pontos no que diz respeito a comunicação. Falar não é a única maneira de se relacionar com os demais indivíduos, e saber se comunicar faz muita diferença nesse relacionamento. Como vivemos em sociedade, não é possível que pensemos apenas na comunicação