Atps projeto multidisciplinar III
Anhanguera/Taubaté
Pedagogia-EAD
PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE
PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
TAUBATÉ
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
Anhanguera/Taubaté
Pedagogia-EAD
PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
Trabalho entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”, sob a orientação do (a) tutor (a) presencial Deivid Francisco Silva.
Projetos: Conceitos e suas relevâncias.
O projeto nada mais é do que um método a ser trabalhado, isso quem relata é um grande autor Fernando Hernandez, que classifica de método entre duas etapas: Método passivo (expositivo) e Método ativo (exposição dialogada; trabalho em grupo; estudo do meio; unidades didáticas e projetos). O projeto lança uma ideia de que tudo ainda faz parte do planejamento, de uma possibilidade ou de uma realidade que irá acontecer. A palavra projeto vem do latim projectus, que significa algo que se deseja tornar real. Para elaborar um projeto têm que pesquisar vários métodos, grandes estudiosos foram: Frobel (métodos dos cantinhos na educação infantil), John Deuley (estudar o aluno que precisa da ação). Um projeto tem todas as características sociais, construtiva, elaborativa e concreta. Para que aconteça realmente é necessário que o professor seja um transmissor de seu conhecimento, um avaliador, um mediador e principalmente que diferencie tipos de conhecimento que estão imbricados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre a aprender.
O ato de projetar estreita a relação professor e aluno por definições e motivos como: aprendendo e ensinando é um dos caminhos percorrido em que o aluno aprende-fazendo e o professor aprende-ensinando.
É preciso conhecer o ambiente que irá ser