ATPS Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais
Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais
Engenharia de Produção – 10º A
Prof.
Participantes:
Campinas, 2014
SUMÁRIO
ETAPA 1 1 Arranjo físico por produto 1 Arranjo físico por processo 1 Arranjo físico por posição fixa 2 Arranjo Físico celular 2 Vantagens e desvantagens de cada arranjo 3 Fatores a serem estudados na elaboração do arranjo 3
ETAPA 2 4 Manufatura integrada 4 Formar células de manufatura e de montagem 5
ETAPA 1. Sistemas de fabricação. Caracterização do processo produtivo. Estudo de tamanho. Arranjo físico.
Arranjo físico por produto: Corresponde ao sistema de produção contínua e é usado quando se requer uma sequência linear de operações. As máquinas ou estações de trabalho são colocadas de acordo com a sequência de produção estabelecida para um determinado produto que será produzido.
Arranjo físico por processo: Corresponde ao sistema de produção em lotes ou intermitente. Todos os processos e os equipamentos do mesmo tipo são desenvolvidos na mesma área e também operações ou montagens semelhantes são agrupadas na mesma área. Os materiais (ou pessoas) movem-se de um centro a outro de acordo com a necessidade. As maquinas e os demais recursos são agrupados em setores de acordo com o processo ou função que exercem.
y
Arranjo físico por posição fixa: É utilizado geralmente em sistemas de produção para grandes projetos ou serviços em que o produto não pode ser movimentado. O produto ou os insumos a serem transformados ficam estacionários, enquanto os recursos transformadores se movimentam em torno deles de acordo com a necessidade.
Arranjo Físico celular É uma forma de organizar a complexidade de fluxo que caracteriza o Arranjo