ATPs Proj Multidisciplinar II
Cassiana Rodrigues de Oliveira – RA 444096
Elenice Candido de Souza – RA 446511
Sonia Regina Urbancic – RA 441715
Projeto Multidisciplinar ll
A IMPORTÂNCIA DO LUDICO NA
APRENDIZAGEM
Coordenadora do curso: Cleudemira Sanches Sartori Silva
Tutora:Profª Camila Beltrão Medina
Tutora Presencial: Profª Luciane Ap. de Oliveira
POLO DE APOIO PRESENCIAL: RIO CLARO / SP
Rio Claro 26 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho mostra como Froebel influenciou outros teóricos a utilizar
seus métodos de
ensinos, que consistia em uma educação livre, aonde a criança aprende brincando e desta forma ele pensava também em estar preparando-as para a vida na sociedade.
No século XXl, brincadeira virou coisa seria para o desenvolvimento da criança, as brinquedotecas, espaço destinados as atividades para a realização do lúdico –educativas, é direito da criança como cidadão e dever do Estado.
FROEBEL O CRIADOR DO JARDINS DE INFÂNCIA
Froebel fundou sua 1ª escola em 1816, onde colocou em prática sua teoria pedagógica. Em 1851 o governo proibiu as atividades dos jardins de infância, por ter sido confundido com seu sobrinho que era esquerdista e vindo a falecer no ano seguinte.
Em 1860 os jardins de infância se espalha pela Europa e Estados Unidos, Johm Dewey incorpora as técnicas educacionais de Froebel, sendo ele o criador dos jardins de infância e tento como parâmetro um ensino sem obrigações, pensa que o aprendizado vem através dos interesses de cada um e somente através da pratica é que a criança aprende.
Froebel considera a pré-infancia como uma fase decisiva na formação das pessoas, o filosofo tem em mente que, a criança e como uma planta, em que sua fase de formação esta ainda para se desenvolver, e é neste período que ela depende de cuidados periódicos, para que cresça de maneira saudável.
Ele usa as brincadeiras como técnicas de aprendizagem, para ele não se trata de diversão, mas sim de um modo de introduzir a criança na sociedade,