ATPS Processos gerenciais
A ideia deste trabalho é mostrar pontos chaves da Administração em suas fases de planejamento, organização, direção e controle.
Essas quatro unidades fazem parte do processo administrativo em qualquer atividade, seja na empresa, na família, no governo e etc.
SUMÁRIO
Introdução 5 Etapa 1 – Planejamento 6 Etapa 2 – Organização 10 Etapa 3 – Direção 19 Etapa 4 – Controle 20 Considerações Finais 23 Referências 24
INTRODUÇÃO
O processo administrativo, em sua concepção clássica, é o conjunto de atividades inter-relacionadas e interdependentes que transformam os insumos provenientes do ambiente em produtos e serviços dotados de valor que atenda as necessidades dos clientes. Esse processo engloba os seguintes subprocessos (funções): planejamento, organização, direção e controle.
O planejamento diz respeito às atividades que antecipam cenários que impactam no desenvolvimento organizacional, a fim de formular estratégias que mitiguem os efeitos de ameaças e potencialize o aproveitamento das oportunidades ambientais. Basicamente, ele se desdobra em três níveis de âmbito das instituições: o estratégico (voltado para a efetividade), o tático (voltado para a eficácia) e o operacional (voltado para a eficiência).
No que tange a organização, trata-se do conjunto de atividades que em função do planejamento formulado, estabelece a melhor disposição dos recursos das empresas. O principal instrumento deste subporcesso é a modelagem de estruturas, que associada à estratégia e aos processos de negócios compõem a arquitetura organizacional.
Por sua vez, a direção consiste na condução da empresa no alcance dos objetivos traçados. Nesse contexto, o papel do líder é fundamental, na medida em que ele contribui com o alimento institucional e para a motivação dos colaboradores sob a sua responsabilidade.
Em relação ao