ATPS PROCESSOS GERENCIAIS
Vamos esboçar na administração o planejamento empresarial, estratégica, tática e operacional. Abordar as ideias do professor Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto.
Planejamento empresarial
Tem como objetivo conhecer toda atividade diária e rotineira desenvolvida no setor administrativo da Empresa, como, funcionamento dos equipamentos de informática e comunicação, verificação dos e-mails, agenda de reuniões e contatos, elaboração e apresentação de trabalhos. Valores, código de ética e sua relação quanto a satisfação de seus clientes e colaboradores. É definida pela diretoria da empresa em seu maior nível a qual todos os demais funcionários estão subordinados, é projetada para ter uma grande duração, podendo ser considerado uma filosofia de trabalho dentro da empresa.
Para executar esse planejamento a empresa deve saber aonde ela quer chegar, definindo que instrumentos e pessoas dentro da empresa utilizar como aplicar isso em prática e também se avaliar para saber se está seguindo o rumo correto.
Planejamento estratégico
É aquele que define as estratégias de longo prazo da empresa. Este planejamento leva em conta todos os fatores internos e externos a companhia – por exemplo, a situação econômica global é um fator a ser levado em conta no planejamento estratégico. Quando elaboramos este planejamento procuramos ter uma visão integrada dos processos e da companhia, por que a empresa como um todo entra nesta etapa. O planejamento estratégico é feito em geral entre 5 e 10 anos no futuro. É essencial que o planejamento estratégico, apesar de ter um alcance de até 10 anos, seja atualizado constantemente. Se isto não ocorrer, o planejamento sofre um sério risco de ficar obsoleto e não ser utilizado dentro da empresa, como deve ser.
Planejamento tático
É o planejamento que visa definir metas de cada departamento no nível intermediário da empresa. Visa traduzir o planejamento estratégico, devendo seguir suas regras, projetado para um médio prazo (cerca de