ATPS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Introdução
Para Stoner e Freeman (l994, p. 5), planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites.
Planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo, definindo onde pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando ,como e em qual sequencia. Através de um processo continuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro.
Desenvolvimento
O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Observando os níveis hierárquicos distinguem-se três tipos de planejamento: Planejamento estratégico, táticos e operacionais.
Planejamento estratégico é o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. É um conjunto de tomada deliberada sistemática de decisões estratégica acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo, envolve prazos mais longos de tempo, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível institucional.
Planejamento tático é o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. É o conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisão sobre empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos, áreas menos amplas e níveis mais baixos da hierarquia da organização.
Planejamento operacional é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular, se preocupa basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Refere-se especificamente as tarefas e operações realizadas no