ATPS Per Cia Arbitragem E Media O
1.1 Pericia Contábil
Em termos amplos a pericia contábil pode ser descrita com um conjunto de procedimentos a serem tomados em favor da instancia decisórias para que haja tomadas de decisões de forma segura, Em termos patrimoniais é a verificação dos fatos ligados ao patrimônio individualizado visando oferecer opinião, mediante questões propostas. Para tal opinião, realizam-se exames, vistorias, indagações, investigações, avaliações, arbitramento, em suma todo e qualquer procedimento necessário à opinião.
1.2 Metodologias
A metodologia utilizada dependerá sempre do objeto que será examinado. Ou seja, o curso do trabalho pericial será traçado de acordo com a matéria que se tem a examinar.
Quando a matéria é parcial, limitada, examina-se o todo do objeto.
Quando a matéria é muito ampla, sem possibilidades de proceder ao exame de seu todo, utiliza-se o método de amostragem. No entanto, este critério deve ser tido como excepcional.
O método da perícia é o analítico, de maior abrangência, porém com especificidade de escopo. Por esse motivo é necessário que:
O objeto seja bem identificado;
O trabalho seja planejado de forma competente;
A execução deve ser baseada em evidências inequívocas, plenas e totalmente confiáveis;
A conclusão deve ser emitida somente com absoluta segurança e com muita cautela;
O laudo ou parecer deve ser redigido de forma clara, precisa e inequívoca
1.3 Qualidades do Perito
Eis algumas qualidades que um bom perito deve apresentar:
1) Objetividade para a interpretação das provas materiais
2) Reflexão e senso comum para reduzir qualquer problema, por mais complicado que seja para os termos mais simples: "As conclusões dos laudos devem ir ao mais leigo possível dentro dos limites da ciência, da consciência e do senso comum". (Mazei)
3) Juízo para hierarquizar e organizar as informações e subordinar o secundário ao principal e correlacioná-los entre si.
4) Prudência na elaboração dos laudos e, sobretudo,