ATPS Nú Artistico
Inspirado por Wilhelm Von Gloeden.
Reconhecimento como Arte.
Até o ano de 1960, muitos países proibiam este tipo de fotografia – o nu artístico. Somente a partir deste ano que muitos países desenvolvidos começaram com a aceitação. Em 1968, a revista Grecian Guild Pictorial venceu uma ação na Suprema Corte dos Estados Unidos, que finalmente reconheceu esta modalidade de fotografia como arte. Então, ramificações e modalidades parecidas, como a pornografia – se expandiu vertiginosamente.
Biográfia.
Gloeden nasceu em Mecklenburg (Norte da Alemanha), no ano de 1856. Filho de um oficial, que morreu quando Wilhelm ainda era uma criança, Gloeden foi criado por sua mãe que se casou novamente com um político conservador e jornalista chamado Wilhelm Joachim Baron Von Hammerstein. Terminado o colégio Gloeden estudou história da arte na Universidade de Rostock, mas logo depois abandonou o curso para estudar pintura em Weimar.
Devido a uma tuberculose, no ano de 1878 mudou-se para a Itália com a esperança de curar-se. Estabeleceu-se em Taormina, uma pequena cidade litorânea da Sicília. Local em que Gloeden curou-se da tuberculose e chamou de "Paraíso na Terra". Aproximadamente em 1880 ele focalizou-se em fotografias de garotos nus em cenas bucólicas que se inspiravam na antiguidade grega tornando-se assim um pioneiro na fotografia ao ar livre.
Aproximadamente no ano de 1895 seu padrasto perdeu sua fortuna, e conseqüentemente Von Gloeden, seu apoio financeiro. Este fato foi marcante em sua vida porque o tornou em um profissional, contudo não o influenciou profundamente, pois Gloeden vendia suas fotografias em larga escala, além disso, era costumeiramente agraciado por presentes de pessoas como o Grande Duque Friedrich Franz III de Mecklenburg-Schwerin, quem conheceu nos tempos de criança e foi um grande admirador e colecionador das obras do fotógrafo.
Últimos Anos.
Com a entrada da Itália na I Guerra Mundial Von Gloeden viu-se obrigado a deixar seu local