Uso da tecnologia no ensino de ciencias
Muitos especialistas acreditam que as atividades práticas devem ser feitas a partir de aspectos da vida dos alunos, ou seja, que tenham a ver com problemas reais, do cotidiano da criança. Essas atividades elaboradas pelo professor devem dar ao aluno a chance de realizar suas idéias e hipóteses sobre todos os problemas que estão sendo questionados.
O professor pode despertar a curiosidade do aluno para uma situação-problema, em que ele será o responsável pelas respostas da situação, de forma que se sinta estimulado a procurar uma explicação científica para esclarecer determinado conceito ou fenômeno científico.
Quando o aluno é incentivado a buscar explicações científicas, ele tem a necessidade de pesquisar o assunto e também de registrar tudo o que está sendo descoberto. Isso faz com que a leitura e a escrita se desenvolvam, fatores importantes não só para o estudo de Ciências, mas para todas as áreas do conhecimento.
A interação do aluno com o professor durante as atividades investigativas é muito importante para o processo de ensino e aprendizagem, pois quando os professores procuram discutir as idéias do aluno, ele se sente mais atraído a resolver as questões propostas, além de desenvolver o seu poder de argumentação.
Utilizar o computador em sala de aula é buscar caminhos que transformem a maneira de se apresentar os conteúdos, ligando os com o computador, buscando diversidade e inovações na sala de aula, promovidas com o uso da tecnologia. Esta iniciativa parte da constatação de que a realidade de grande parte das escolas hoje consiste na subutilização dos laboratórios de informática no desempenho das atividades docentes, com elevada taxa de ociosidade dos computadores.
LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS;
Este espaço de apoio pedagógico é uma forma dos alunos começarem a ter contato com as ciências, podendo interagir com os materiais da escola; por isso, no laboratório será feita