ATPS MICHELE E MARA
NAVIRAÍ - MS
Educação física - Licenciatura 1° semestre
Estrutura e Organização da educação Brasileira e Educação e Diversidade
Michele Camargo da Silva - 1709972821
Neumara Tavares da Silva - 1709956235
NAVIRAÍ - MS
17 DE ABRIL DE 2015
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre o multiculturalismo e diversidade, onde abordaremos as leis, conceitos, preconceitos, cultura, religião e como estas questões devem ser trabalhadas em sala de aula, no dia a dia. Sendo assim é necessário que o professor mostre aos seus alunos o quanto o multiculturalismo e a diversidade são importantes para o convívio social de cada um, pois todo indivíduo tem seu valor, sua raça, suas crenças, suas opções, enfim, somos todos seres humanos com direitos e deveres perante a sociedade e por isso é preciso que haja respeito, tolerância e compreensão para a construirmos uma nação menos preconceituosa e mais justa.
Reconhecer a sociedade brasileira e multicultural significa compreender a diversidade étnica e cultural dos diferentes grupos sociais que a compõem. Entretanto, significa também constatar as desigualdades no acesso de bens econômicos e culturais por parte dos diferentes grupos, em que determinantes de classe social, raça, gênero e diversidade cultural atual de forma marcante.
PRINCIPAIS ASPECTOS ABORDADOS NOS DOCUMENTOS RELACIONADOS AO RESPEITO ÀS DIVERSIDADES E AO MULTICULTURALISMO
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)
A LDB, lei nº 9.394/96 configura-se como terceira grande reforma educacional, Decorrem das iniciativas do Estado no ajuste das normas legais à realidade incidida pelo processo de reformas. Essas mudanças repercutiram, sobremaneira, na forma de conceber a organização e o funcionamento dos sistemas educativos. Cumpre observar que a Constituição Federal de 1988 e a LDB nº 9.394/96 dão titularidade aos municípios para organizarem seus