Atps Materiais Grupo 1
_ Aula-tema: Estrutura Atômica e Ligação Interatômica.
Esta atividade é importante para que você conheça os principais componentes dos motores a diesel e compreenda as características estruturais dos compostos químicos e os tipos de ligação existentes nos metais formadores da peça enfatizada no desafio, ou seja, o casquilho. Nesta etapa, você estudará os tipos de ligações químicas existentes entre as substâncias que são fundamentais para aplicabilidade e desgaste do material de estudo. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1.
Pesquisar sobre os principais componentes de um motor a diesel. Fazer um quadro resumo e enfatizar a peça denominada casquilho, destacando sua utilidade e conseqüência de desgaste.
Quadro 1 – Principais componentes de um motor a óleo partes fixas
Nome do componente do motor.
Componente do motor.
Descrição.
Cabeçote do Motor
O cabeçote é a parte superior do motor. Normalmente os cabeçotes de motores resfriados a água são fabricados em ferro fundido, e em circunstâncias especiais que exige pouco peso, são fabricados em alumínio.
BLOCO DO MOTOR
O bloco é a parte central do motor. São, na sua maioria, de ferro fundido. A resistência do bloco pode ser aumentada, se for utilizada na sua fabricação uma liga de ferro fundido com outros metais. Alguns blocos de motor são fabricados com ligas de metais leves, o que diminui o peso e aumenta a dissipação calorífica. Neste caso o cilindro é revestido com camisa de ferro fundido.
CÁRTER DO MOTOR
O cárter é a parte inferior do motor. Nos motores de quatro tempos é basicamente o reservatório de óleo lubrificante. A bomba de óleo lubrificante está localizada no cárter
Biela
Braço de ligação entre o êmbolo (pistão) e o virabrequim.
Pistão
É a parte móvel da câmara de combustão. O pistão é fabricado em liga de alumínio de alta resistência (fundida) ou ferro fundido.
Casquilho