atps matematica
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Trabalho apresentado como requisito para avaliação da Disciplina de Matemática Financeira do Curso de Ciências Contábeis oferecido pela Faculdade Anhanguera de Dourados, sob a orientação do Professor
INTRODUÇÃO
Essa Trabalho tem por objetivo de reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos, e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão. Matemática financeira, de modo geral, é o ramo da matemática que estuda o comportamento do dinheiro ao longo do tempo. A forma como os recursos estão sendo ou serão empregados, de maneira a maximizar o resultado, é uma das aplicações fundamentais da Matemática Financeira. Com as ferramentas adequadas pode-se também comparar alternativas, optando por aquela que mais benefícios nos trarão, ou menos prejuízo acarretará.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
REGIME SIMPLES E COMPOSTO.
No regime de juros simples, os juros em cada época são calculados sobre o principal e nãosobre o montante da época anterior. No regime de juros compostos, os juros em cada período são calculados sobre a divida do inicio desse período.
Exemplo aplicando um mesmo capital “principal” em uma taxa de juros de 10% ao mês em 4 meses.
* Juros Simples;
Terá uma rentabilidade de 40% sobre o valor investido;
* Juros Compostos;
Terá uma rentabilidade de 46,41% sobre o valor aplicado.
Observa-se que o montante a juros compostos é superior ao montante a juros simples, exceto se o prazo for menor que 1. É por isso que juros simples só são utilizados em cobranças de juros em prazo inferiores ao prazo que se refere.
Formula de Regime de Capitalização de Juros Simples é calculado pelas