Atps matematica financeira
Aplicações práticas e abordagem múltipla – hp12, Excel, manipulação algébrica – a didática e a obsessão em descomplicar a vida do ser humano.
São Sebastião/DF, 19 de novembro de 2012
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS
Instituição Universidade Anhanguera - UNIDERP
Pólo
Curso Ciências Contábeis
Disciplina Matemática Financeira
Mês de Postagem: Novembro Semestre: 4º. Ano: 2012
Professor(a) EAD
Tutor Presencial
Acadêmico (a) RA
Objetivo Conhecer e aprender manipular as ferramentas de trabalho: calculadora financeira (hp12) e planilhas eletrônicas (Excel) com o propósito de permitir a realização de tarefas com mais qualidade, em um espaço de tempo menor.
Introdução
Pretendemos com este trabalho enfatizar a importância dos conceitos de juros compostos e juros simples, tendo em vista a grande aplicação no mercado comercial. Portanto: Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos. O juro pode ser compreendido como uma espécie de "aluguel sobre o dinheiro". A taxa seria uma compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensação por não poder usar esse dinheiro até o dia do pagamento e por correr o risco de não receber o dinheiro de volta (risco de inadimplência). Documentos históricos redigidos pela civilização suméria, por volta de 3000 a.C., revelam que o mundo antigo desenvolveu um sistema formalizado de crédito, baseado em dois principais produtos, o grão e a prata. Antes de existirem as moedas, o empréstimo de metal era feito baseado em seu peso. Arqueólogos descobriram pedaços de metais que foram usados no comércio nas civilizações de Tróia, Babilônia, Egito e Pérsia. Antes do empréstimo em dinheiro ser