Atps linguagem jurídica e argumentação
ATPS Etapa 2
Linguagem Jurídica e Argumentação São José, 01 de Abril de 2013.
Sócrates e o nascimento da ética:
Sócrates um opositor aos sofistas, foi polemico por não deixar escritos, alguns dizem que não existiu que foi apenas um personagem criado por seus alunos Platão e Xenofonte, por meio dos escritos desses dois que Platão não desapareceu.
Sócrates assentou sua doutrina na natureza humana e seus desdobramentos ético-sociais. Ele era filho de um escultor e de uma parteira, estudou literatura, música, ginástica, retórica, geometria e astronomia. Após servir como militar participou da assembleia de Atenas.
Ele se perguntava sobre o sentido dos costumes atenienses, sendo eles ensinados desde pequenos a repetir oque lhes fora ensinado e por sua vez respondiam sem pensar. Por essa atitude Sócrates teve um grande numero de seguidores e ao mesmo tempo inimigos, que conseguiram articular politicamente a sua condenação a morte, sob a acusação de negar aos Deuses e de corromper a juventude. Foi então condenado a beber um veneno de nome cicuta. Sócrates questionava o relativismo dos sofistas, para ele o erro é o fruto da ignorância e toda virtude é conhecimento, ele tinha como missão aflorar o conhecimento que está dentro das pessoas.
A ética de Sócrates consiste no conhecimento e na felicidade que não está nos bens materiais e riquezas. Aquele que “acha” que praticando o mal trará felicidade e pode ter seu juízo enganado. Por isso é necessário conhecer a si mesmo. Sua ética é teleológica, ou seja, tem como fim a felicidade.
Para Sócrates a coletividade tinha prioridade sobre o individualismo, então a obediência as leis da cidade é um dever para todos, por esse motivo Sócrates submeteu-se a condenação mesmo sabendo da injustiça imposta a ele. Para Sócrates não pode se modificar uma lei positiva, apenas questionar os critérios de justiça de uma lei, mas somente criticar sem desobedecê-la. Para Sócrates que defendia a