Atps libras
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Língua Brasileira de Sinais
Tutor á Distância: Profª Drª Lilian Cristine R. Nascimento
Itatiba / SP
17 de Novembro de 2012
1º RELATÓRIO
A surdez é um enfraquecimento ou abolição do sentido da audição. Os surdos se comunicam pelos gestos e através da língua brasileira de sinais, formas e expressões faciais e assim compreendem e são compreendidos.
Há certa barreira, dificuldades em trabalhar com deficientes auditivos, sendo que historicamente eles foram ignorados pela sociedade. Por necessitarem de atenção especial e diferente metodologia que as demais crianças, o surdos não tiveram um bom espaço na educação, assim como também não se teve muitos professores capacitados para dedicar atenção á eles. E assim foi por muito tempo. Por isso é importante uma qualificação, um preparo por parte de professores, educadores, instituições e sociedade como um todo. É uma troca mútua entre se fazer entender e compreender o lado deles também. Não podemos excluí-los da sociedade e muito menos do ensino educacional, pois eles estão no meio social, são pessoas como nós, porém com limitações que podem ser transgredidas através da Linguagem de Sinais. Por anos a sociedade e até mesmo familiares, os excluíram os fazendo serem aceitos somente em grupos de surdos e não buscando a língua de sinais, tornando sua vivencia no mundo mais difícil e atrasado. Eles se isolaram se sentiram sós num mundo gigantesco. Os surdos tem sua maneira de viver, os olhos são seus ouvidos, tendo eles nascido assim ou adquirindo uma deficiência que os levou a perda da audição.
Por outro lado, citações de Carlos Skliar, um importante pesquisador da área, dizem que devemos esquecer o termo “deficiência”, pois isso acaba por marginalizar e excluir o surdo, já tão descriminado pela sociedade em questão de oportunidades e igualdade. Ao longo dos anos vários esforços foram feitos no Brasil e no mundo, para que a inclusão social dos