ATPS Libras
Centro de Educação a Distância
Pedagogia
Fernanda Ferreira Magalhães Real
Fátima Ferreira Magalhães
Rose Andréia Folguedo C. Silva
Iana Paes Silva Chaves
Katia Azevedo Dantas da Silva
Elaine Aguiar Rego Ra 9976814482
Tutora Presencial: Nayara Pavani
Tutora a distância: Prof. Ma. Kate M. Oliveira Kumada
Disciplina: Libras
São Paulo, 17 de Novembro de 2013.
Etapa 1
A Temática da Surdez em seu aspecto médico, cultural e social, e sobre libras e a cultura surda em seus aspectos.
A surdez é mais do que uma condição médica para os indivíduos que são surdos, a surdez não é apenas ter “ouvido doente”. Eles pertencem a uma comunidade, a uma cultura, neste sentido de surdez é única entre os tipos de deficiência.
O sentido da cultura é mais forte entre aqueles que a linguagem gestual é o seu idioma principal.
Na medicina a surdez é caracterizada através da perda ou da diminuição da percepção auditiva que dificulta a aquisição da linguagem oral de forma natural.
Os médicos por motivos óbvios interessaram-se na causa da surdez, assim começaram a desenvolver pesquisas para descobrirem a cura desta deficiência, e pontuaram que a surdez pode ser classificada em quatro categorias: que nasceram surdos; os que adquiriam antes de falar ou escrever; os que adquiriram depois de falar; e os que adquiriram depois de falar e escreve. Em seus estudos afirmam que a surdez por si mesma não modifica a inteligência da criança assim provou que elas são capazes de aprender, e uma das formas é associar o som aprendido pelo surdo através do tato da vibração da laringe, outra forma e a utilização de imagem das palavras escritas.
As causas da surdez:
° Causa de síndromes
° Falta de oxigênio
° Sarampo
° Tumor cerebral
° Prematuridade
A língua de sinais, para o surdo, proporciona uma comunicação social e o desenvolvimento dos processos cognitivos, além de