ATPS Historia e Geografia
Compreende-se que estudar geografia deve significar algo mais prazeroso e funcional que se ater simplesmente à memorização de mapas e capitais. Deve ser uma ciência explorada em todos os seus campos, os quais superam o conhecimento empirista.
Encarar o ensino de Geografia nas escolas como uma ciência pronta e fragmentada já faz parte do passado, pelo menos para grande parte dos profissionais envolvidos na construção deste saber. Pretendeu-se, com este trabalho, mostrar o quanto é importante trabalhar a Geografia e seus conceitos de forma diferenciada. Para que os profissionais envolvidos com a educação geográfica, despertem para o valor do conteúdo proposto por esta ciência que tudo tem a ver com a realidade social de cada grupo ou indivíduo.
Espera-se que a Geografia cumpra mais que um papel meramente curricular obrigatório, esperamos que a Geografia seja uma ferramenta de auxílio para a percepção do estudante perante o mundo que o cerca. Diante disso, confirmamos que esse trabalho tem como objetivo principal desenvolver ferramentas teóricas e práticas para o ensino de cartografia no ensino fundamental.
Assim, o presente trabalho objetiva especificamente que os estudantes do ensino fundamental consigam relacionar a representação do espaço e do tempo às mudanças ocorridas historicamente; que sejam capazes de efetuar leituras de mapas e compreender todos os seus elementos específicos; bem como ter conhecimentos quanto ao poder representativo dos mapas por meio de suas configurações que permitam uma visão contrária ao conservadorismo. Para isso esse trabalho tem como método o