Atps Hidrologia
A hidrologia e entendida como a ciência que estuda a água. A definição adotada por vários autores e a seguinte:
“Hidrologia é a ciência que trata da água na Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas e sua reação com o meio ambiente, incluindo sua relação com as formas vivas” (Definição do U.S. Federal Council of Service and Technology, citada por Chow, 1959, apud Tucci, 2000).
Percebe se pela definição acima, a hidrologia é uma ciência consideravelmente ampla, cujo campo de trabalho abrange diversas sub-áreas mais específicas.
Este trabalho tem como objetivo ampliar o conhecimento dos alunos do curso de engenharia civil sobre as chuvas e suas medições.
2. Desenvolvimento
2.1 Chuvas naturais
As chuvas ocorrem na natureza de formas diferentes, o que influencia são os fatores climáticos da região. Também são influencias das chuvas alguns aspectos do relevo. Os três principais tipos de chuvas são frontais, orográficas e de convecção.
2.1.1 Frontais
As chuvas frontais ocorrem quando a o encontro de uma massa de ar frio com uma de ar quente, quando ocorre este choque a massa de ar fria seca, pois esta e mais densa, impulsionando para cima a massa de ar quente que e úmida. Quando se ganha altitude a massa de ar quente se condensa, assim formando a chuva como se observa na figura 1. Sua intensidade geralmente é media e sua duração e superior às chuvas de convecção. Essa chuva e comum no inverno nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.
Figura 1: Chuva Frontal
Fonte: Chuvas Frontais: Disponível em: < http://www.infoescola.com/wp-content/u plo ads/2009/10/chuva-orografica.jpg> Acesso em 05 de Abril de 2015.
2.1.2 Orográficas
As chuvas orográficas também conhecidas como chuvas de relevo, ocorrem quando as massas de ar com muita umidade atingem áreas com presença de elevações como: montes, serras e escarpas e também com presença de montanhas. A chuva acontece quando a massa de ar ganha altitude, onde