ATPS HIDROLOGIA 1 1
O texto a seguir faz parte do estudo de chuvas presente no site www.ebanataw.com.br com o projeto de drenagem urbana, com data de 28 de Dezembro de 2009.
O estudo da chuva, ciência conhecida como Pluviologia, leva em consideração 4 parâmetros associados à chuva:
I - INTENSIDADE - É a quantidade de chuva por unidade de tempo.
A quantidade de água que cai em uma chuva é medida por aparelhos especiais denominados Pluviômetros e Pluviografos. O pluviômetro apenas mede a quantidade de chuva. Podemos montar um pluviômetro caseiro com uma garrafa pets. O pluviógrafo é um equipamento para coletar e registrar, continuamente no tempo, a intensidade das chuvas. Os registradores são dotados de um coletor que apara a precipitação e a transfere à unidade sensível> Possui um mecanismo de registro capaz de traçar a curva representativa da evolução da chuva com o tempo, sobre um diagrama apropriado.
).A unidade de tempo por ser dia, semana, mês ou outra unidade qualquer, desde que se indique a unidade. Por exemplo I = 78 mm/h, isto é, 78 milímetros por hora. Isto significa que em uma hora em que o pluviômetro ficou exposto à chuva ele captou 78 milímetros de chuva.
D - DURAÇÃO. É a duração da chuva, isto é, o tempo em que a chuva se mantém com aquela intensidade.
Costuma-se classificar a duração das chuvas em intervalos de 5 minutos, 10, 15 e até 24 horas.
FREQUÊNCIA - A quantidade em que a chuva ocorre em determinado período de tempo. Uma determinada chuva, por exemplo a chuva de I = 80 mm/h, pode acontecer todo ano em determinada região e a mesma chuva de I = 80 mm/h vai acontecer somente a cada 10 anos em outra região.
T - PERÍODO DE RETORNO. A chuva é um fenômeno cíclico. Podemos entender que não existe uma única chuva mas sim chuva de 70mm, chuva de 90mm, etc. O que a hidrologia estuda é o período de retorno de cada uma dessas chuvas.
Assim, Curvas de Intensidade-Duração-Frequência:
Duração
Tempo de recorrência (anos)
Max. obs.
(minutos)
5
10
25
50
100
(mm/h)
5