ATPS GESTAO
Centro de Educação à distância SERVIÇO SOCIAL
GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL GREICYENE TEÓFILO LEORNE PIRES
RA:7938702381
MARIA GLEICIANE TEIXEIRA MAGALHÃES RA: 407454
ROSEANE PRACIANO DE FARIAS
RA:418450
PROFESSORA: Mª EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA
Itapipoca,
25 de Março de 2015
DA CARIDADE AO DIREITO
O surgimento do Serviço Social no Brasil foi devido ao amplo movimento social que a Igreja Católica desenvolvia como objetivo de recristianizar a sociedade, recrutava as “agentes sociais” dentre os membros da classe dominante, fornecendo-lhes uma formação ideológica cristã, com propósitos de atuação baseados na caridade e na repressão. Essas agentes, na maioria jovens da sociedade, atuavam junto às mulheres e crianças com instruções sobre higiene, prendas domésticas, moral e valores normatizados pela doutrina cristã.
E em 1932 foi inaugurado o Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) iniciativa de formação de “trabalhadoras sociais”, baseado no método de ensino da Escola Católica de Serviço Social de Bruxelas, com orientação para a formação técnica da ação social e difusão da doutrina social da igreja.
Em 1940 surge o Instituto de Serviço Social de São Paulo, outra escola de Serviço Social, só que destinada a homens e com a oferta de bolsas gratuitas, subsidiadas pelo Estado.
Essa iniciativa partiu da necessidade de levar o trabalho social para os presídios masculinos, bem como para instituições de internação e correção de menores. “Ainda quanto à questão da demanda, caberia considerar dois aspectos: a importância quantitativa de alunos bolsistas e dos cursos intensivos de formação de auxiliares Social é uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”.
Isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização