AEROVI RIO
O transporte aeroviário apresenta baixo custo de instalação e elevado custo operacional. Registra grande flexibilidade e permite o acesso a pontos isolados do país, com alta velocidade operacional. É o meio ideal para o transporte de mercadorias de grande valor e de materiais perecíveis em situações excepcionais. Algumas dessas situações são catástrofes, guerras e epidemias. Devido a seu elevado custo operacional, o transporte aéreo não é apresentado como alternativa, limitando-se sua utilização a casos específicos. É o transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência na entrega.
As aerovias também apresentam uma topologia rígida, isto é, de terminal a terminal. Apresentam a maior velocidade (na interligação entre os terminais), tem média capacidade de carga e possuem altos custos fixos (manutenção de aeronaves e segurança) e variáveis (combustível e mão-de-obra).
VANTAGENS
É o transporte mais rápido;
Não necessita embalagem mais reforçada (manuseio mais cuidadoso);
Os aeroportos normalmente estão localizados mais próximos dos centros de produção.
DESVANTAGENS
Menor capacidade de carga;
Valor do frete mais elevado em relação aos outros modais.
FIGUEREDO, Kleber Fossati (org); FLEURY, Paulo Fernando (org); WANKE, Peter (org): Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimento. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
BALLOU, H. Ronald. Logística empresarial. São Paulo: Editora Atlas, 2009. http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/modais-de-transportes/38696/ Com este estudo procurou-se responder qual é o papel desempenhado por Viracopos como infraestrutura de logística industrial na promoção da competitividade para as empresas no interior de São Paulo. E também verificar se Viracopos pode auxiliar a capacidade competitiva das empresas, sobretudo para aquelas instaladas no interior de São Paulo, devido à proximidade geográfica com esse aeroporto.
Na economia contemporânea, organizada em redes