ATPS Gest O Da Qualidade Etapas 1 E 2
O presente trabalho tem como finalidade a elaboração das duas primeiras etapas da atividade supervisionada da Gestão da Qualidade e trará conceitos relacionados à Qualidade e a Qualidade Total ou como é comumente mais conhecido TQM. Ao final falaremos sobre os Processos de Melhoria Contínua e Padrões Internacionais de Qualidade Normas ISO.
1. INTRODUÇÃO A QUALIDADE E A IMPORTÂNCIA PARA O GESTOR
1.1 Conceito de Qualidade
A NBR ISO 9000:2005 define a Gestão da Qualidade como: "Sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade". Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade. Em outras palavras, é um conjunto de regras mínimas, com o objetivo de orientar cada parte da organização para que ela execute corretamente e no tempo devido, suas tarefas, em harmonia com as outras, estando todas direcionadas para o objetivo comum da organização: a satisfação do cliente.
Uma breve história da Qualidade Total contata por Werkema (1995):
Qualidade veio se desenvolvendo ao longo dos tempos e, nos anos 50, pode-se considerar como a revolução do sistema de gestão. Joseph M. Juran, Kaoru Ishikawa, Armand V. Feigenbaum e Philip Crosby estão incluídos na lista dos especialistas da Qualidade e somam, junto ao Dr. Deming e Walter Shewhart, ensinamentos que cada vez mais se incorporam às organizações. Cada um desses especialistas agrega um valor especial ao conceito de Qualidade. Logo após a Segunda Guerra Mundial, em resposta ao consumismo exagerado, as indústrias americanas voltaram sua atenção à satisfação da gigantesca demanda de bens de consumo, uma vez que nos anos seguintes à guerra, não havia concorrência significativa. Isso gerou métodos administrativos caros e a total inobservância às regras normais de crescimento e reação de mercado. Em situação oposta, entretanto, encontrava-se o Japão, com a economia em