A Bipolariza o do Mundo e a Nova Ordem Internacional
A segunda guerra mundial proporcionou que nações até então inimigas se unissem em prol de interesses comuns, neste caso, derrotar a Alemanha e seus aliados que ameaçavam a "estabilidade" mundial. Desta forma, nações ideologicamente opostas acabam por celebrar acordos de cooperação militar, a fim de proteger seus territórios e se possível, expandi-los.
Com o final da segunda guerra mundial, duas grandes nações emergem como as mais importantes e poderosas no cenário internacional, a saber: Estados Unidos da América e União Soviética.
Com ideologias totalmente opostas, onde os EUA representava o sistema capitalista e a URSS o sistema socialista.
Só para lembrar, vale..a pena destacar que no sistema capitalista, como já diz o nome, o mais importante gira em torno do capital e este não quer dizer que tem mesmo significado de dinheiro, pois, só o é quando o mesmo é utilizado ou aplicado em investimentos, gerando lucro. Já o sistema socialista está pautado na idéia de uma sociedade sem divisão entre classes e com uma economia planificada, onde o Estado assume o papel de empresário, empregador e gerador de renda.
Diante do exposto acima, as diferenças entre as nações citadas, torna inviável a união entre elas. Desta forma, no momento da divisão dos despojos de guerra era natural que a maior parte das riquezas fossem divididas entre os EUA e a URSS.
Havendo o diálogo se tornado inviável entre os dois países, restava apenas a cada um seguir seu caminho. Desta forma, a Alemanha que havia perdido a guerra, foi obrigada a assinar o termo de rendição que entre outras coisas reconhecia o direito das nações vencedoras repartirem o território alemão em duas partes, dando origem a duas novas Alemanha: a ocidental e a oriental.
Como era de se esperar, o território ocidental sob controle dos EUA passou a adotar o capitalismo como sistema ideológico e econômico, enquanto o território oriental, sob o controle da URSS passou a adotar o sistema socialista.
A