Atps Forma O
Segundo familiares ao lado do corpo do presidente Getúlio, foi encontrada a cópia de uma carta dirigida ao povo brasileiro com sua assinatura. Um documento datilografado “Carta-Testamento”,que foi lido em seu enterro por João Goulart. Vargas era conhecido como; “o pai do povo” um presidente que sempre lutou pelos direitos dos trabalhadores criou a justiça do trabalho,instituiu o salário mínimo, a Consolidação das leis do trabalho. Os direitos trabalhista também são frutos de seu governo: carteira proficional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas. Mas por defender os trabalhadores e principalmente os humildes vargas ganhou inúmeros inimigos. “Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa” (trecho Carta-Testamento) Nesse trecho retirado da Carta-Testamento de Vargas fica claro que o presidente se sentia sufocado e sem ter como se defender teve que renunciar. Em outro trecho deixa declarado toda a sua luta;
“tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio,tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocauste a minha vida”.
Vargas declara que seu sangue era o preço do resgate do povo brasileiro, que era escravo do povo mas que o povo não era escravo de ninguém. Getúlio Dornelles Vargas suicídou se em 24/08/1954 foi o presidente que mais tempo governou o Brasil.
Censura
É o