ATPS Gest o de Custos e Forma o de Pre os
(Objetivo da gestão de custos / definição e classificação de gastos, custos e despesas /componentes e contas no processo de custeio / diferença entre tipos e métodos de custeio)
Um bom sistema de gestão de custos tem como objetivo obter e estudar o custo em cada nível de gerenciamento, buscar o entendimento de quais custos são controláveis e quais componentes do custo contribuem para um aumento ou diminuição das despesas.
Também prepara relatórios comparativos entre períodos distintos, análises específicas das variações dos gastos, variações de preços de matérias-primas e elabora orçamentos. Ou seja, uma boa gestão, deve suprir a empresa de informações necessárias para uma maior agilidade e qualidade das decisões.
Nenhuma empresa consegue sobreviver e manter sua operação sem um controle de custos eficiente. Assim, para manter os preços cada vez mais em níveis competitivos, que permitam que os consumidores comprem mais produtos, necessariamente as empresas precisam manter seus custos iguais ou abaixo da concorrência. Reduzindo custos, a empresa diminui seu preço de venda e aumenta seu faturamento através do aumento no volume de vendas e ao mesmo tempo mantém um preço competitivo para seus produtos.
Sabemos de modo grosseiro que o lucro (L) é o resultado da aferição de receita (R) descontado de seus custos (C), então L = R - C. Os profissionais da contabilidade conhecem muito bem as distinções dos termos custo, despesa e gasto.
Para a contabilidade os custos e as despesas são categorias inseridas no conceito de gastos. Gastos são todos os sacrifícios para aquisição de um bem ou serviço, com pagamento no ato (desembolso) ou no futuro (dívida). Um exemplo seria o pagamento da conta de energia elétrica de uma empresa.
Custos são medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm de arcar a fim de atingir seus objetivos. A Contabilidade gerencial incorpora esses conceitos