atps financeira ETAPA 3
1.1 Conceitos de Avaliações de Ações e Títulos
Valor de um ativo.
As relações fundamentais para a avaliação de um ativo, aumento no fluxo de caixa gera aumento do preço de um ativo, mas se o fluxo de caixa tornar-se incerto o preço declina.
O fluxo de caixa de uma ação ordinária ou preferencial é mensurado pelos seus dividendos anuais e cotações de seus preços.
O fluxo de caixa de um título é uma quantia de juro recebida pelo detentor do titulo de um ano acrescido da alteração do seu preço.
Preço de um ativo é o valor presente de seus fluxos de caixa futuros. Regra que pode ser aplicada a qualquer ativo financeiro, inclusive aos títulos.
Sobre avaliação de títulos, a taxa cupom é a quantia de juro pago pelas empresas ou governo aos portadores de seus títulos, o valor de face é o valor do titulo na data de seu vencimento.
Determinar o valor de um título:
Calcular o valor presente dos pagamentos de juros;
Calcular o valor presente do valor de face;
Somar os dois valores.
Fórmula:
Vb= I (FVPAk,n) + F (FVPk,n) onde:
Vb= valor do titulo
I= valor do juro em cada período de tempo
F= valor de face do titulo
K= taxa de desconto
N= numero de períodos
FVPA= fator de valor presente de anuidade
FVP= fator de valor presente de $1,00
O preço do titulo move-se inversamente a taxa de mercado. Se a taxa de juro aumentar o preço de um titulo com o taxa de cupom mais baixa declina.
Sobre a avaliação do valor da ação preferencial
Formula:
Vp= D/ K onde:
Vp= valor de mercado da ação preferencial
D= dividendo constante
K= taxa de desconto
Os acionistas preferenciais recebem dividendos fixos em intervalos regulares, com as ações preferenciais não tem data de resgate, podem ser consideradas uma perpetuidade.
Sobre avaliação de ação