atps anhanguera matemática financeira etapa 3 e 4
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
FILIPI ABDEL MALEK DE AGUIAR
ATPS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
ETAPAS 3 E 4
Belo Horizonte 2013
FILIPI ABDEL MALEK DE AGUIAR
ATPS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Trabalho da disciplina matemática financeira, apresentado ao curso de administração da faculdade de Belo Horizonte da Anhanguera Educacional
Belo Horizonte
ETAPA 3
Juros Simples: é aquele no qual os juros incidem sempre sobre o capital inicial. A taxa percentual de juros é calculada de acordo com o capital principal. Dessa forma, o rendimento mensal mantém o mesmo valor. A cobrança de juros esta relacionada a financiamentos, compras á prazo, aplicações bancárias, pagamentos de impostos atrasados entre outras situações relacionadas ao meio econômico. Já os juros compostos após cada período, são incorporados ao principal e passam, por sua vez, a render juros. Esse tipo de rendimento é muito vantajoso, sendo utilizado pelo atual sistema financeiro. O juro composto é o mais comum no sistema financeiro e, portanto, o mais útil para os cálculos no dia a dia.
Juros compostos
No regime de juros compostos, os juros de cada período são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Nesse caso, o valor da dívida é sempre corrigida e a taxa de juros é calculada sobre esse valor. A fórmula de juros compostos pode ser escrita da seguinte maneira:
, onde
Valor Futuro
Valor Presente
Taxa de juros
Número de períodos
Exemplo numérico
Uma pessoa toma emprestado R$100 () para pagar em 2 meses () com taxa de juros de 10% ao mês (), calculados conforme o regime de juros compostos. Depois de 2 meses essa pessoa irá pagar R$121, conforme a fórmula:
Para o caso mais geral, quando o juro é capitalizado mais de que uma vez por ano, a fórmula é
onde,
Futuro Valor
Valor