ATPS MATEM TICA FINANCEIRA ETAPA 3
O que são juros compostos é uma pergunta muito comum quando estamos lidando com crédito, investimentos e aplicações financeiras.
Os juros são aquilo que se agrega ao capital, isto é, os frutos que este capital gera. Eles são, compostos, quando em um período subsequente, passam a fazer parte do capital, fazendo com que os novos juros devidos se apliquem também sobre os anteriores.
São os chamados juros sobre juros, os juros capitalizados (exatamente o que falei sobre transformar os juros em capital).
Uma boa metáfora para explicar os juros compostos é a seguinte: suponha que você esteja construindo um muro e em cada fileira (linha) de tijolos que começa a assentar, os tijolos são maiores do que da fileira anterior. No âmbito da matemática financeira, temos a fórmula abaixo para demonstrar o processo:
M = C x (1+i)n
Onde:
M é o montante;
C é o capital;
I é a taxa de juros na forma de fator (5% é 0,05 ou 5/100)
N é o período de números de capitalização. (O valor entre parênteses está elevado a “nésima” potência)
Taxas de Juros que fazem parte da economia do Brasil
Política monetária é o controle da oferta de moeda (dinheiro) na economia, ou seja, o meio de estabilizar ou controlar ao máximo os níveis de preços para garantir a liquidez ideal (equilíbrio) do sistema econômico do país. Para controlar a moeda e a taxa de juros as autoridades monetárias utilizam-se de instrumentos diretos e indiretos: Recolhimento Compulsório, Redesconto Bancário, Operações com títulos Públicos, Controle e Seleção de Crédito e Persuasão Moral.
Existem dois tipos de política monetária, a ativa e a passiva:
Política monetária ativa: O BACEN controla a oferta da moeda, e nesse caso, a taxa de juros oscila para determinar o equilíbrio entre a oferta e a demanda de moeda.
Política monetária passiva: O BACEN visa controlar a taxa de juros, seja pela taxa de redesconto ou de remuneração de títulos públicos. Neste caso, deixa a oferta de moeda variar livremente para