ATPS ETAPA 3 E 4
1) Quais são os tipos de perspectivas que existem no Desenho Técnico?
R: Perspectiva Isométrica, Perspectiva cavaleira e Perspectiva Cônica.
2) Qual a vantagem da perspectiva Isométrica em relação às outras?
R: Ela é mais simplificada e mais simples de executar, um método utilizado para representar objetos tridimensionais em duas dimensões, em que os três eixos coordenados aparecem igualmente reduzidos e os ângulos entre eles são 120º. Segue figura abaixo.
Etapa 3 – Passo 4
1) Qual a razão da cotagem nas vistas de um desenho?
R: Para saber a medida da peça a ser executada, pois nas vista temos mais clareza no desenho e nos seus detalhes que na perspectiva seria difícil e algum caso impossível de ver. Fica mais fácil de cotar e de explicar o desenho para quem o ver ou for executa ló.
2) Qual a diferença entre cotagem em série e cotagem em paralelo?
R: Cotagem em Paralelo – As linhas de cota são paralelas e definidas em relação a uma origem comum.
Cotagem em Série – As cotas são dispostas em sucessão.
3) O valor da cota depende da escala do desenho? Explique.
R: Não, pois a escala só serve para diminuir ou ampliar a peça para ter ideia como ficaria a mesma no papel sendo que sua proporção seria idêntica a original, a cota por sua vez não pode seguir as escalas, elas são feitas para fabricação da peça tendo que conter suas medidas exatas.
Etapa 4 – Passo 1
1) Qual a razão do uso de cortes em Desenho Técnico?
R: Para mostrar o interior, os ocos da peça, mas nem sempre as peças são de leitura direta e clara o corte é de fácil leitura.
Qual a diferença entre corte total, meio corte e corte parcial em Desenho Técnico?
R: Corte Total é caracterizado por um plano ao objeto conduzindo-se, geralmente, pelo eixo principal ou pela linha média do objeto. O plano secante atravessa o objeto de uma extremidade a outra. Meio corte é caracterizado por um plano ao objeto