ATPS ETAPA 1 E ETAPA 2
A auditoria é um procedimento aplicado em diversas empresas. Sua finalidade constitui-se da análise, conferência, verificação e avaliação dos resultados apresentados pela empresa auditada.
A mesma divide-se em dois tipos: auditoria interna e auditoria externa, sendo a primeira realizada por um funcionário da própria empresa e a outra por um profissional independente contratado.
As principais vantagens de se realizar este procedimento é ter uma melhor segurança na apresentação dos resultados, inibir possíveis fraudes, distorções ou erros, assegurar os seus investidores, entre outros. A auditoria externa é obrigatória para empresas consideradas de grande porte (ativo total superior a duzentos e quarenta milhões de reais ou receita bruta anual superior a trezentos milhões de reais), com ações na bolsa de valores e/ou de capital fechado. Na etapa 1 será apresentado as diferenças entre auditoria interna e externa e cada procedimento que o auditor deve aplicar para que o trabalho seja executado com a maior confiabilidade possível. Na etapa 2 pode-se verificar itens relacionados a auditoria através da resolução de questionário e uma análise dos lançamentos contábeis de empresas coligadas.
ETAPA 1
Aula-tema: Conceitos Básicos de Auditoria. Aspectos Conceituais.
PASSO 1
Preencher quadro, conforme modelo abaixo, utilizando como fonte de referência:
• Tabela 01 – Trabalhos Executados pela Auditoria Interna x Auditoria Externa.
Auditoria Interna
Auditoria externa
A auditoria é realizada por um funcionário da empresa
A auditoria é realizada através de contratação de um profissional independente
O auditor diretamente se preocupa com a detecção e prevenção de fraude
O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras.
O auditor deve ser independente em relação às pessoas cujo trabalho ele examina, porém subordinado às necessidades e desejos da alta administração.
O auditor