ATPS Estrutura De Dados
Passo 3
1 - Alocação de memória é o nome dado ao processo de utilizar um espaço da memória RAM durante a execução de um programa de computador.
Temos dois tipos de locação:
Alocação Estática: Onde os dados tem um tamanho fixo e estão organizados de forma sequencial na memória,
Alocação Dinâmica: Onde os dados não tem tamanho fixo e são armazenados de forma aleatória não sequencial na memória, e os espaços da memória vão sendo reservados conforme a execução do programa.
2 - Programa "Avião"
Passo 4
Relatório 1 – Estrutura de Dados
No programa "Avião" desenvolvido durante o processo dos passos anteriores, podemos ver a implementação da Estrutura de Dados Estática, onde temos uma determinada quantidade de memória alocada especifica definida através de vetores e matrizes.
Este programa foi separado em 4 funções: main(), incluirAviao(), conferirDados() e listarAvioes().
Na função "main()" está o menu principal composto de 3 opções, cada opção direciona a sua respectiva função (exceto a opção "sair" que apenas fecha o programa) através de uma estrutura de condição conhecida como "switch case".
Na função "incluirAviao()" é realizado o processo de armazenamento de dados, no final desse processo o usuário é redirecionado automaticamente para a função "conferirDados()".
Na função "conferirDados()" é usado mais uma vez a estrutura de condição "switch case" que será utilizada para confirmar se os dados que o usuário digitou estão corretos ou não, estando corretos a estrutura redireciona o usuário para o menu principal (main()) armazenando os dados nos vetores e matrizes, caso o contrario o programa pergunta ao usuário se ele deseja redigitar os dados ou voltar ao menu principal executando assim a opção escolhida.
E por ultimo temos a função "listarAvioes()" onde o programa mostra ao usuário todos os aviões cadastrados.