O Simbolismo Da Corda De 81 N S
DA
MAÇONARIA
LOJA PORTAL DO PARAÍSO
GRAU APRENDIZ
TEMA: O SIMBOLISMO DA CORDA DE 81 NÓS
ADELMO CORDEIRO DA CUNHA FARIA
O Simbolismo da Corda de 81 Nós
A corda de 81 nós é um dos símbolos mais importantes da Ordem Maçônica, pois significa a união fraternal de todos que fazem parte da Maçonaria, em todo o mundo, e a unidade de objetivos. A corda de 81 nós tem sua origem na Maçonaria Operativa, onde os construtores capazes e habilidosos utilizavam cordas para medição e amarração nas grandes construções.
Assim, a corda representou um grande papel nessa operação, já que nesses casos era executada apenas por profissionais, que conheciam e seguiam ritos.
Devido a sua importância nas construções, a corda passou a ser colocada no alto das paredes do Templo, na seguinte forma:
Um dos nós deve ficar por cima do Delta Luminoso*, bem no centro da parede do Oriente.
40 nós são distribuídos em igual distância na parede do Sul e 40 outros na parede do Norte.
A corda possui 81 nós por três razões que a numerologia e as tradições iniciáticas bem esclarecem:
1. O n°. 1, materializado no nó central, representa a unidade indivisível, o símbolo de Deus, princípio e fundamento do Universo. O n°. 1, desta maneira, é considerado um número sagrado;
2. O n°. 40 é símbolo da provação, da penitência e da expectativa. Como exemplo, 40 dias durou o jejum de Jesus e 40 dias durou o dilúvio;
3. O n°. 81 é o quadrado de 9, que por sua vez, é o quadrado de 3, número perfeito e de alto valor místico para todas as antigas civilizações. Além disso, as tríades divinas sempre existiram em todas as religiões, como Osíris, ísis e Hórus, dos antigos egípcios e a Trindade cristã.
Os nós são chamados de "laços de amor", cujo desenho da "curva em forma de “oito deitado" representa na Matemática, o "infinito".
Por certo, esse nó não foi escolhido arbitrariamente entre todas as formas possíveis de nós. Somos conhecidos como "Filhos da Viúva*", e coincidência ou não, tempos atrás, os