ATPS Estrutura de dados
Ciência da Computação
RA
Nome do Aluno
6814004709
Clauverson Correa
6276269484
Gustavo Cristiano Ferreira
6274223861
Marcio Leandro
6656411712
Reginaldo Cuba
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
Relatório 1 - Estrutura de Dados
Taubaté-SP
2014
Sumário
Introdução 3
Alocação Estática de Memória 4
Programa em linguagem C utilizando a Struct para cadastro de um avião. 5
Codigo do Programa em Linguagem C 5
Tela de saída de dados 8
Bibliografia 9
Introdução
Neste relatório iremos abordar os Fundamentos de Estrutura de dados e à Alocação Estática da Memória. Fazendo uma breve introdução aos conteúdos: alocação de memória, ponteiros em C, estrutura de dados em C, vetores em C.
Alocação Estática de Memória
A alocação estática de memória, é a reserva de um espaço feita diretamente na memória do computador. Esta reserva é feita através da declaração de uma variável quando se está desenvolvendo um programa. Consideremos os exemplos abaixo e seus respectivos espaços na memória.
Declaração em C
Espaço reservado em memória int x;
4 bytes float x;
4 bytes double x;
8 bytes char x;
1 bytes char *x;
4 bytes
(Tabela 1)
Quando se é realizado a declaração da memória se reserva apenas o espaço necessário para cada tipo de dado. Independente do valor salvo na variável o espaço reservado na memória não se altera.
Quando declaramos um vetor, o espaço de memória aumenta de acordo com a capacidade de armazenamento do vetor, por exemplo:
Declaração em C
Espaço reservado em memória int x[500];
4 bytes * 500 valores = 2000 bytes ou 2KB
(Tabela 2)
Programa em linguagem C utilizando a Struct para cadastro de um avião.
A seguir vemos o código em linguagem C utilizando Struct para cadastro de dados de um avião exibindo também as telas de saídas do programa.
Codigo do Programa em Linguagem C
#include<stdio.h>
#include<conio.h>
#include<windows.h>
// Title : FUNÇÕES
int main(){ struct { char modelo[200]; char fabricante[200];