ATPS ESTATISTICA Etapa 3 PROBABILIDADE Alexandra
CAMINHOS PARA O PENSAMENTO ESTATÍSTICO
ANÁLISE EXPLORATÓRIA: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Profa. MS. Léia Fernandes Perentelli
SERTÃOZINHO
2013
FACULDADE ANHANGUERA DE SERTÃOZINHO
CAMINHOS PARA O PENSAMENTO ESTATÍSTICO
ANÁLISE EXPLORATÓRIA: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Profa. MS. Léia Fernandes Perentelli
Componentes do grupo:
Sertãozinho
2013
Probabilidades
A probabilidade vem da necessidade de em certas situações, prevermos a possibilidade de ocorrência de determinados fatos, ou seja, ela é uma função que pode receber um evento qualquer e retornar um número real entre 0 e 1. Se a probabilidade de um evento é 0, o evento nunca irá ocorrer e se a probabilidade é 1, então ele sempre ocorrerá. Quanto mais próximo de 0 é o valor, mais difícil é para o evento acontecer. E quanto mais próximo de 1, mais provável é a ocorrência de um evento.
Experimento Aleatório
Experimentos que ocorrem nas mesmas condições ou em condições semelhantes e que podem ter resultados diferentes são chamados de experimentos aleatórios.
Por exemplo, se lançarmos uma moeda ao chão para observarmos a face que ficou para cima, o resultado é imprevisível, pois pode dar cara ou coroa. E se no lugar da moeda, lançar um dado, o resultado será mais imprevisível ainda, pois aumentamos o número de possibilidades de resultado.
Espaço Amostral
Espaço Amostral é o conjunto de todos os resultados possíveis de ocorrer em experimentos. Por Exemplo, ao lançarmos uma moeda não sabemos qual será a face que ficará para cima, no entanto não podemos afirmar se será cara, ou será coroa.
No caso da moeda o espaço amostral é representado:
S = {cara, coroa}
E se no caso o objeto a ser lançado for um dado, o espaço amostral será:
S = {1, 2, 3, 4, 5, 6}
Evento
Quando lançamos um dado ou uma moeda, chamamos a ocorrência deste fato de evento. Qualquer